Como Nasce um Paradigma



Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco
macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram.
Depois de alguma surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre
foram assim por aqui..."

E uma história a se pensar...da para perceber que fazemos muitas coisas "mecanicamente" simplismente pelo fato que foi assim que nos ensinaram ou "é o que todos fazem" seria bom repensarmos ne como e o que estavamos fazendo, e pq? oO"


Fonte do texto: paradigma.com

5 Comentários:

João Vitor Fernandes disse...

caralhoo... no livro do paulo coelho a que me referir no blog tambem fala um pouco sobre isso, que quando um determinado grupo da especie evolui o resto da especie inteira evolui támbem.

mais será que continuamos evoluindo? ou estamos retrocedendo?

e agora gregório?

^v^ ۩[†] Ahriel Raven Gray [†] ۩ ^v^ disse...

HolA!,Te interesaria un intercambio de links? si te interesa escribeme a:


www.lacatedraldelasmelodiassangrantes.blogspot.com

Un saludo!

Kesi disse...

É, eu já tinha visto esse texto, e ele realmente faz a gente pensar em algumas coisas...

Agora, a charge, ÓTIMA!!!!!

Beijos

^v^ ۩[†] Ahriel Raven Gray [†] ۩ ^v^ disse...

hola!gracias por pasar por mi blog, un saludo!

mathinconcert disse...

Valeu pela visita, Pablo.
E bela explicação.

Postar um comentário